O projeto de arquitetura previu a ampliação da cozinha e do pavimento térreo, criando um conceito aberto na residência, para isto o partido estrutural precisou realizar uma prospecção nas alvenarias de modo a identificar as reformas pela qual a residência já pudesse ter passado e a partir de então definir qual solução estrutural seguir.
Pois bem, a solução estrutural adotada foi em estrutura metálica, com reforço da fundação através de estacas escavadas e inserção de coxim de concreto na alvenaria existente para ancoragem das vigas metálicas.
Para isto foram desenvolvidos 2 modelos de cálculo para verificação do encaminhamentos dos carregamentos e verificação das tensões nas paredes e consequentemente os esforços nas vigas e pilares metálicos.
O ponto diferencial da obra foi que após viabilidade do partido estrutural se fez necessária viabilizar a construção… e como executar as estruturas metálicas sem tirar as paredes? E se tirar as paredes, quem segura o pavimento superior? Como controlar as deformações e imperfeições geométricas impostas pela construção original?
Para estas perguntas realizamos um plano de cimbramento, utilizando parte das paredes existentes e adicionando escoras nas lajes, ficando 100% escorada durante a etapa construtiva.
O resultado? Vemos agora…

A seguir imagens do projeto.

